Ensino em aTM [ver pdf]

     Livro
     Eduardo Beira, "Recursos Qualificados em Alto Trás os Montes, Oferta do ensino secundário e superior",
     2006


1. Ensino secundário

Cerca de dez mil alunos frequentam o ensino secundário em aTM, a grande maioria em estabelecimentos de ensino público: apenas 9% frequentam o ensino secundário privado.

A grande maioria do total de alunos matriculados (81%) frequentam o curso geral. 29% frequentam o ensino secundário “profissional” (onde se incluem os cursos tecnológicos e os cursos de nível 3 das escolas profissionais), um numero semelhante ao da média da Região Norte e do país.

O triângulo Bragança – Macedo de Cavaleiros – Mirandela representa quase metade (43%) dos alunos matriculados no secundário em aTM.

O perfil típico dos alunos do ensino secundário matriculados nos cursos gerais e nos cursos tecnológicos mostra tendências semelhantes ao perfil nacional e da Região Norte, embora com alguma menor incidência no agrupamento económico-social e maior incidência no agrupamento cientifico-natural nos cursos gerais – os quais por sua vez têm um peso um pouco acima do padrão nacional:


A distribuição dos alunos pelos vários anos do secundário (incluindo os cursos gerais e os cursos tecnológicos) mostra cerca de 2400 alunos:

Análises empiricas e locais permitem estimar que apenas cerca de 20% dos alunos que concluem o ensino secundário continuam estudos no ensino superior público. Mesmo admitindo que um número semelhante prossegue estudos no ensino superior privado, conclui-se que o stock regional de jovens com o ensino secundário completo e que não prosseguem estudos poderá ser cerca de 1000.

2. Ensino superior


aTM terá actualmente mais de oito mil alunos matriculados em estabelecimentos de ensino superior público e privado, dos quais cerca de 1/3 frequentam o ensino privado. Os numeros (preliminares) de 2000/2001 mostram uma concentração de alunos nas áreas de computação e engenharia muito acima das médias da Região Norte e nacional:

Note-se que em termos absolutos, e dentro das várias sub-regiões (NUTIII) da Região Norte, aTM apresenta o segundo maior número de alunos matriculados em cursos de computação fora do Grande Porto: os 420 alunos em aTM são pouco inferiores aos 655 registados no Cavado (área de influencia da Universidade do Minho) e representam mais de 1/3 do número de alunos no Grande Porto (1204 alunos).
O triangulo Bragança – Macedo de Cavaleiros – Mirandela representa cerca de 90% dos alunos no ensino superior público de aTM e a totalidade do ensino superior privado.

Um levantamento da oferta de ensino superior em aTM mostra 71 cursos superiores, dos quais 14 correspondem ao 2º ciclo de cursos bietápicos: logo poder-se-á falar de 57 cursos diferentes, a maioria dos quais conduzem ao grau de licenciado.

As instituições de ensino superior público que operam em aTM são:
- IPB - Instituto Politécnico de Bragança (Bragança e Mirandela, várias áreas, cerca de 6000 alunos)
- UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto-Douro, sediada em Vila Real (Pólo em Miranda do Douro, área da antropologia e serviço social, cerca de 150 alunos)

As instituições de ensino superior privado em aTM são:
- Instituto Piaget (Macedo de Cavaleiros – área de saúde e formação de professores, mais de 2000 alunos - e Mirandela – área de engenharia, cerca de 250 alunos)
- ISLA – Instituto Superior de Línguas e Administração (Bragança, várias áreas, incluindo informática de gestão, cerca de 500 alunos)
- A Escola Superior de Enfermagem Dr. José Montalvão Machado, em Chaves, nasceu de iniciativa do poder autárquico local e é reconhecido pelo Ministério da Educação e pelo Ministério da Saúde como instituição de utilidade púbica (cerca de 250 alunos).

O caso do Instituto Piaget em Macedo de Cavaleiros merece uma nota, dado o impacto local que o rápido desenvolvimento desta unidade privada de ensino superior tem tido: mais de 2000 alunos, a maioria dos quais de fora de aTM, num concelho com cerca de 17500 habitantes (sendo que a sede do concelho tem uma população de cerca de 11000 pessoas), o que tem alterado muito da vida da comunidade e constituído um importante motor da economia local.

Aliás comentários semelhantes, embora a outra escala, se podem fazer relativamente ao impacto do ensino superior em Bragança: a maioria do alunos do IPB é de fora de aTM (em especial do Minho e Grande Porto). Um resultado natural destes fenómenos é a reconhecida “qualidade” da animação nocturna nestas duas cidades.

(v0, 9 junho 2003)