CONTACT CENTRES; PERIFERIAS
E ENSINO SUPERIOR
02 e 03 de outubro de 2006
Alto Tras-os-Montes
Eventos no encerramento do projecto callTM
Com o apoio da APCC
Research Workshop / Jantar callTM / APCC
“Contact
Centres e CRM: que agenda para o ensino superior?”
Reunião
final da Comissão de Acompanhamento do projecto callTM
Seminário final do projecto callTM
“Contact
centres e periferias: a experiência portuguesa”
- Brochura
O projecto callTM tem procurado despertar o interesse dos operadores
de contact centres e de empresas de tecnologias de informação e comunicação
pelas oportunidades que Alto Trás os Montes pode oferecer para o desenvolvimento
local deste tipo de actividades. Na sequência disso a PT Contact iniciou
em final de 2004 a operação de um call centre local, alargando assim
a experiência em operações deste tipo nas regiões (ditas) periféricas
de Portugal.
As duas iniciativas públicas a promover pretendem discutir esta temática
com a comunidade de empresas e operadores do sector e outros actores
e instituições (regionais e nacionais), assim como contribuir para uma
maior visibilidade da indústria em Portugal e dos resultados que até
aqui as operações em zonas periféricas têm conseguido.
A questão da formação especializada avançada e da investigação nesta
área tem sido pouco discutida no contexto da oferta das instituições
de ensino superior e do reforço das ligações entre as empresas e o ensino
superior. O "research workshop" pretende ser uma primeira contribuição
para ultrapassar essa lacuna, parecendo essa discussão especialmente
oportuna quando a reestruturação da oferta de ensino superior conhece
grande actividade no novo contexto de Bolonha.
Pretende-se ainda que a oportunidade possa contribuir para um melhor
conhecimento da região de Alto Trás os Montes pelos participantes. Também
por isso as iniciativas se distribuem pelas cidades envolvidas no projecto
e próximas. O "triângulo com futuro" das cidades de Mirandela, Macedo
de Cavaleiros e Bragança.
A Associação Portuguesa de Call Centres associa-se a estas iniciativas
consciente da importância que a operação de call centres fora das grandes
zonas urbanas pode ter para os seus associados e respectivos clientes,
assim como o reforço da cooperação das empresas do sector e o sistema
de ensino superior.
Alto Trás-os-Montes é uma região com potencialidades para instalar actividades
de produção de software e serviços de tecnologias e comunicação (contact
centers, ...). Uma região com uma alta oferta de mão-de-obra qualificada
com custo competitivo, boas acessibilidades e infraestruturas e uma boa
qualidade de vida.
A Associação Portuguesa de Contact Centers é uma associação empresarial
constituída por 31 empresas, representando 10 sectores da economia, com
a missão de desenvolver sustentadamente o mercado de "call e contact centers"
em Portugal.
A Associação Portuguesa de Contact Centers pretende credibilizar, desenvolver,
valorizar e promover o mercado de "call e contact centers" em Portugal
de forma a contribuir dinamicamente para a criação de novas oportunidades
de negócio sustentado e consequentemente ter um impacto relevante na economia
nacional. Queremos envolver a totalidade das empresas credíveis no sector
e trabalhar em parceria, mobilizando outras entidades, endógenas
e exógenas, de forma a facilitar a criação e promoção
de valor para o sector.