CONTACT CENTRES; PERIFERIAS E ENSINO SUPERIOR
02 e 03 de outubro de 2006
Alto Tras-os-Montes
Eventos no encerramento do projecto callTM
Com o apoio da APCC


Research Workshop / Jantar callTM / APCC
“Contact Centres e CRM: que agenda para o ensino superior?”

Reunião final da Comissão de Acompanhamento do projecto callTM

Seminário final do projecto callTM
“Contact centres e periferias: a experiência portuguesa”

- Brochura

O projecto callTM tem procurado despertar o interesse dos operadores de contact centres e de empresas de tecnologias de informação e comunicação pelas oportunidades que Alto Trás os Montes pode oferecer para o desenvolvimento local deste tipo de actividades. Na sequência disso a PT Contact iniciou em final de 2004 a operação de um call centre local, alargando assim a experiência em operações deste tipo nas regiões (ditas) periféricas de Portugal.
As duas iniciativas públicas a promover pretendem discutir esta temática com a comunidade de empresas e operadores do sector e outros actores e instituições (regionais e nacionais), assim como contribuir para uma maior visibilidade da indústria em Portugal e dos resultados que até aqui as operações em zonas periféricas têm conseguido.
A questão da formação especializada avançada e da investigação nesta área tem sido pouco discutida no contexto da oferta das instituições de ensino superior e do reforço das ligações entre as empresas e o ensino superior. O "research workshop" pretende ser uma primeira contribuição para ultrapassar essa lacuna, parecendo essa discussão especialmente oportuna quando a reestruturação da oferta de ensino superior conhece grande actividade no novo contexto de Bolonha.
Pretende-se ainda que a oportunidade possa contribuir para um melhor conhecimento da região de Alto Trás os Montes pelos participantes. Também por isso as iniciativas se distribuem pelas cidades envolvidas no projecto e próximas. O "triângulo com futuro" das cidades de Mirandela, Macedo de Cavaleiros e Bragança.
A Associação Portuguesa de Call Centres associa-se a estas iniciativas consciente da importância que a operação de call centres fora das grandes zonas urbanas pode ter para os seus associados e respectivos clientes, assim como o reforço da cooperação das empresas do sector e o sistema de ensino superior.


Alto Trás-os-Montes é uma região com potencialidades para instalar actividades de produção de software e serviços de tecnologias e comunicação (contact centers, ...). Uma região com uma alta oferta de mão-de-obra qualificada com custo competitivo, boas acessibilidades e infraestruturas e uma boa qualidade de vida.
A Associação Portuguesa de Contact Centers é uma associação empresarial constituída por 31 empresas, representando 10 sectores da economia, com a missão de desenvolver sustentadamente o mercado de "call e contact centers" em Portugal.
A Associação Portuguesa de Contact Centers pretende credibilizar, desenvolver, valorizar e promover o mercado de "call e contact centers" em Portugal de forma a contribuir dinamicamente para a criação de novas oportunidades de negócio sustentado e consequentemente ter um impacto relevante na economia nacional. Queremos envolver a totalidade das empresas credíveis no sector e trabalhar em parceria, mobilizando outras entidades, endógenas e exógenas, de forma a facilitar a criação e promoção de valor para o sector.